segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ministro na UFRN

O ministro da Ciência e Tecnologia, Eliseu Resende, às 9 horas de ontem, inaugurou os novos lab0ratórios de pesquisas do Petróleo e o prédio do Instituto Internacional de Física, no Campus da UFRN, em Natal/RN , em solenidade que contou com a presença do Reitor Ivonildo Rego, professores, estudantes, cientistas nacional, dirigentes da Petrobrás e representantes do Governo do Estado e do CNPq. O professor Liacir Lucena, coordenador do processo que gerou vários estudos nos chamados sistemas complexos e da busca de novos métodos e técnicos de extração de petróleo no Brasil, disse que os novos laboratórios faz parte dos esforços dos físicos para buscar soluções para os gargalos que existem no desenvolvimento tecnológico brasileiro, principalmente agora com a descoberta da camada do Pré-Sal. "Os problemas são cada vez mais difíceis e desafiadores. De cada três barris de petróleo extraídos da camada terrestre, apenas um barril é aproveitado, se desperdiçando dois barris. Por isso, cabe aos físicos encontrar novos métodos e técnicas para dimiunuir esse desperdício. Os problemas são difíceis, são grandes, por isso que os físicos estão aqui, trabalhando, pesquisando, porque se fossem fáceis, eles não estariam aqui", disse Liacir Lucena, falando descontraidamente.
Liacir alinhou algumas linhas de pesquisas desenvolvidas nos laboratórios da UFRN que redundaram em prêmios para os físicos locais, tais como um novo método de decovulação, metódos de estatísticas, algoritmos baseados em escalas expectrais, teoria da percolação, um simulador e novas técnicas que tentam oferecer a Petrobrás e empresas da área petrolífera.
A professora Maria Célia de Andrade, do corpo docente do CEI-Mirassol, a primeira escola particular do Rio Grande do Norte a elaborar um projeto de iniciação científica para estudantes de nível médio, entregou ao Ministro Sérgio Resende, uma cópia do documento que visa a implantar uma mentalidade no seu alunado que possa, no futuro, colaborar para o desenvolvimento tecnológico do Brasil.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: