Exupéry em Natal? Eu não duvido.
Luiz Gonzaga Cortez*
Eu não duvido das fontes orais e escritas sobre a presença do piloto Antoine Sain-Exupéry em Natal, no final da década de 20 do século passado, no inicio da fase épica das viagens transatlânticas da aviação européia. Por que não? Delírio? Várias pessoas e testemunhas deixaram depoimentos na imprensa natalense, nos últimos 30 anos (Diario de Natal, Dois Pontos, Tribuna do Norte e o programa Memória Viva da TV-Universitária-Canal 5), asseverando que o piloto francês esteve na taba potengina. Há textos publicados em livros,e jornais e revistas, além dos relacionados no Google e outros sítios de buscas. Há referências que não são consideradas pelos adversários da tese de que Exupéry esteve em Natal.
Há fontes que não são comentadas pelos jornalistas e pesquisadores que tacham de invencionices de intelectuais potiguares. Quais? Vamos exemplificar. O jornalista Talis Andrade, no blog coração noturno, publicou em 20/04/2008, um pequeno texto intitulado "Saint-Exupéry em Natal", que nos traz uma pista sobre Exupéry em Natal. O autor esteve em Natal em fevereiro passado e bebeu vinho com Ticiano Duarte e Woden Madruga. Talis faz referências elogiosas a WM sobre a polêmica vinda de Exupéry, etc, etc. Do meio para o fim do seu artigo, Talis Andrade, que escreveu reportagens sobre aviação na década de 50, diz o seguiunte: " Em 1927, começa a exploração da linha comercial Buenos Aires-Natal. Em 1928, Saint Exupéry escreve Correio Sul e, começos de 1929, entrega os manuscritos à editora Gaston Gallimard.
Quatro meses depois viajou para a América do Sul, para estudar a possibilidade de criar novas linhas aéreas. Tertminou em Buenos Aires, e para chegar lá fez escala em Natal. Não havia outra rota. No Correio Sul, p.10, escreve:
<<<-Apressemo-nos, senhores, apressemo-nos...
Mala por mala, o correio mergulha no ventre do aparelho. Verificação rápida: - Buenos Aires...Natal... Dacar... Casablanca... Dacar... Trinta e nove malas... Exatos?
- Exato.>>>
Em 1929, começou a escrever Vol de Nuit.
A briga pelos Correios vem de longe. E Lula quer privatizar os Correios sem os Telégrafos.
Talis Andrade." Extraído às 17h;15m do dia 24/06/2008 do sítio http://coracaonoturno.blog-sae.com.br.
No seu bonito romance "Maranduva", o escritor potiguar Pedro Lins Neto, dentista aposentado, após exaustivas pesquisas sobre a história do Rio Grande do Norte, relata na página 49 que o debate sobre o "acontecimento inequívoco" tinha cessado "e eis que a insuspeitíssima Revista Terra, na edição de nº 136, de agosto de 2003, dá agora enfoque ao esquecido assunto, na pag.29 publicando História de Aviadores e Árvores, com recorte de jornal da época, onde se vê a manchete Saint-Exupéry em Natal, contendo a sua foto". Ao me deparar com um exemplar do livro, fui encontrar o seu autor no dia 28 de outubro de 2007, em sua residência, em Candelária. Pedro Lins não encontrou a edição da Revista Terra, mas informou que fotocopiou a reportagem com a foto inédita de Exupéry em Natal, e entregou ao professor Cláudio Galvão para análise. Talvez seja uma nova fonte para alicerçar a versão de que o piloto francês Antoine de Saint-Exupéry teria passado por Natal e alimentar e requentar a polêmica? Acredito que não devemos desprezá-la, pois o assunto não vai morrer tão cedo, tendo em vista que há pessoas que não vão se calar nem parar de pesquisar e escrever a respeito do piloto-administrador da Latécoère Antoine de Saint-Exupéry que ficou mundialmente famoso após o fim da II Guerra Mundial, após a publicação do livro "O Pequeno Príncipe".
*Luiz Gonzaga Cortez é jornalista e pesquisador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário