sexta-feira, 15 de abril de 2011

Nati Cortez.

Maria Natividade Cortez Gomes (Nati Cortez), cujo nome de solteira era Maria Natividade da Silva, nasceu em Natal em 1914 e hoje é considerada a pioneira na literatura infantil do Rio Grande do Norte, quiçá do Nordeste. A professora Sonia Othon, potiguar, da UFRN e diretora do Museu Câmara Cascudo, foi a autora da assertiva sobre o seu pioneirismo no RN. Nati Cortez escreveu peças teatrais para crianças e adultos, enfocando temas relacionados a ufologia e a vida de Natal nos anos 20/30/40 do século passado. Reprodução de foto (sem data) enviada por João Maria Cortez G. de Melo .
Posted by Picasa

2 comentários:

Emanuelle disse...

A pessoa de vovó ainda hoje é muito marcante em minha história de vida, quando criança, eu adorava passar as tardes no quarto dela, lendo aquelas poesias, vendo revistas e livros. Lembro especialmente do cheiro do quarto de vovó Nati e do cheiro dela também, que me pedia para fazer massagem em suas costas. Era um cheiro de livro, de cultura da época, de arquivos de memórias... Havia também em seu birô uns peixes pré-históricos fossilizados em pedras...
Quero honrar esta minha avó que tanto colaborou nas minhas escolhas e gostos de leitura e cultura.

Emanuelle Cortez de Souza
Psicóloga

Rejane disse...

Gostei muito do seu depoimento, cara sobrinha Emanuelle. O blog está à sua disposição. Continue colaborando, sugerindo, etc. Um abração. Gonzaga Cortez, em 23.10.11.