terça-feira, 12 de abril de 2011

O antigo prédio da Sorbonne.

No antigo prédio da Sorbonne funcionam cursos e seminários de várias universidades, como a de Paris 1, 3 ou 4, por exemplo, e Cursos de "Francês para Estrangeiros", destinados a estudantes provenientes de dezenas de países. Os números de Universidades  vão de Paris 1 a Paris 15. Essas Universidades se encontram em Paris e seus arredores. Paris 10, por exemplo, fica em Nanterre, Paris 8 e 13 se encontram em Saint-Denis e Villetaneuse. Cada Universidade tem mais de 20 mil estudantes. Existem, aproximadamente, 280 mil estudantes nas Universidades de Paris e arredores. A Universidade René Descartes-Paris 5 foi transferida para a rue de Saints pères no 6º arrondissement, perto da Igreja de Saint Germain de Prés. Por isso, a Sorbonne, continua sendo o emblema de uma das Universidades mais antiga da Europa. O lado do edifício da Sorbonne que fica na rue des Écoles é reservado aos grandes acontecimentos, como o de receber visitas de Chefes de Estado, de Escritores e de acontecimentos culturais importantes.
Tive a honra de visitar a Igreja e o Edifício da Sorbonne em 1998, juntamente com a minha irmã Ana Maria e Rejane, minha esposa.
Em tempo: hoje, 17.04, recebi novos esclarecimentos da professora Ana Maria Cortez. A Sorbonne, é um  edificio do Bairro Latino (Quartier Latin) propriedade da Prefeitura de Paris. Sorbonne é o nome tirado do sobrenome do teólogo do século XIII, Robert de Sorbon, o fundador do Colégio de Sorbonne, colégio dedicado à teologia . Robert definiu o seu projeto educacional: "Viver em boa sociedade, colegialmente, moralmente e estudiosamente". Esse termo de Sorbonne é também utilizado por metonímia para designar a antiga Universidade de Paris sob o antigo regime e de 1896 a 1971, assim como as antigas faculdades de Ciências e Letras de Parus. A fachada barroca é a da capela Santa Úrsula, acabada em 1642. Esta capela desconsagrada desde a lei de separação das Igrejas do Estado é agora utilizada para recepções ou exposições. A Assembleia Nacional, eleita em 1968, após a dissolução decidida pelo General De Gaulle, ataca logo à reforma universitária.(Continua na próxima publicação). 



Nenhum comentário: