domingo, 17 de janeiro de 2010

Sonhos e poemas de Nati.

Sonhos 01

A poetisa Maria Natividade Cortez Gomes – Nati Cortez, deixou vários escritos inéditos. Dentre eles, relatos sobre os seus sonhos que dariam para fazer um bom livro. Mas vamos devagar com o andor. Vamos publicar um poema baseado no sonho de agosto de 1951. O título é "Eu vi Nosso Senhor em Sonho!".

Roxa era Sua veste, a coroa de espinhos,

Cingia-lhe a cabeça ensangüentada.

Ele me fitava com carinho,

E eu sentia a mente arrebatada.

Meu Senhor e meu Deus! Dizia eu, baixinho.

Fitando como amor Sua face sagrada.

E, Ele, se inclinando para mim devagarinho,

Segreda ao meu ouvido: és minha amada.

A Sua voz suave e retumbante,

Forte como deve ser a voz de Deus,

Fez com que eu despertasse nesse instante.

Sim, era o Jesus dos sonhos meus!

O que sentí, Senhor, porque não direi?

Fiquei tão emocionada, que chorei.

Nati Cortez.

Encontrei um manuscrito no qual relata um sonho que ela teve na década de oitenta do século passado. È uma carta para Maria Amélia, filha do escritor Plínio Salgado. Não tem data.

"Presada Maria Amélia, abraços.

Há muito que era para escrever-lhe, mas o tempo e esta doencinha em cima de mim, fizeram com que fosse adiando este meu desejo. Acontece que hoje sonhei com o seu saudoso pai e nosso querido chefe Plínio Salgado. Aliás, esta é a segunda vez que sonho come ele. Na primeira vez, eu levava um prato de comida para onde ele estava. Não sei o significado deste sonho. O de hoje era como se fizesse uma queixa porque eu não escrito mais para a A.I. do Brasil. Ora já que eu alimentava o desejo de escrever para você (desculpe eu tratar-lhe assim) resolvi não adiar mais. Talvez porque eu escrevesse para uma entidade aí de S.P. Era como se dissesse: "você escreve para tal parte e não lembra-se do nosso movimento". Agora estou me penitenciando. Como vai D. Carmela?

Recebi tudo que ela mandou. Luiz Gonzaga foi contemplado com o 1º Prêmio de reportagens "Elias Souto", coma pesquisa que ele fez sobre o levante comunista no RN. O diretor do jornal não gostou porque esse é o 2º prêmio que Luiz Gonzaga recebe. Uma espécie de despeito. Então, o Gonzaga saiu do jornal NE está trabalhando na Assembléia Legislativa. É isto Mandei um pequeno artigo sobre o filme blasfemo "Je vous salus Marie", e até hoje não saiu nada. Contudo, já que Deus é muito bom, convidaram-me para uma entrevista sobre "livros", na TV Educativa , Canal 5. Sai-me bem, apesar de ser tudo de improviso. Recebi muitos telefonemas de parabéns. Disse que tinha 14 livros publicados e 10 inéditos, fora as trovas. Abraços, Nati Cortez.

Continua na próxima semana.


 

Nenhum comentário: