sábado, 16 de janeiro de 2010

Um livro sobre Natal dos bonés tempo.

O Livro "Dos Bondes ao Hippie Drive In", a ser lançado brevemente em Natal, aborda de forma leve e curiosa a evolução do cotidiano da nossa cidade cobrindo o período desde 1915 até 1975. Trata-se de uma publicação distinta em relação a tudo que conhecemos de livros sobre Natal. Os autores se inspiraram inicialmente nos relatos, nos documentos e no grande acervo fotográfico disponibilizado pelo pai deles - João Sizenando Pinheiro Filho - que viveu 98 anos. Sizenando foi testemunha ocular dos principais acontecimentos do século XX em Natal. Ele era funcionário público e foi auxiliar direto do então Tenente Ernesto Geisel quando este atuou como secretário geral e chefe de polícia do estado em 1931. A construção do livro foi feita a partir de pesquisas ao longo de oito anos, que também incluiu depoimentos de diversas pessoas que viveram épocas distintas de Natal. As mais de 350
fotografias inseridas - com contribuição de diversos colaboradores - consolidam o diferencial da publicação. Aproveitando uma expressão, em tom de brincadeira, de Fred Sizenando, um dos autores: "trata-se de um Livro Pop, quase um Almanaque".

O livro contém uma série de crônicas que descrevem episódios curiosos, figuras humanas marcantes, hábitos e costumes, tendo como pano de fundo os principais fatos históricos ocorridos na cidade. São sete capítulos, cada um contendo uma média de 10 textos distintos. Os capítulos são: "Natal dos Bondes", "Natal dos voos transatlânticos e dos primeiros cinemas", "Natal dos comunistas e dos americanos", "Natal dos nossos pais", "Natal da nossa infância", "Natal dos gibis e do cinema Rex" e "Natal Pop".

Na parte inicial é abordada a cidade no início do Século XX quando os bondes puxados a burros começavam a ser substituídos pelos bondes elétricos. Os hábitos da população, curiosidades, as formas simples de lazer e diversão. Vale à pena conferir também uma síntese apresentada das edições do ano de 1916 do pasquim "apimentado" denominado "O Parafuso" com editoriais, fofocas, enquetes, anúncios de filmes e notícias que ilustram bem o cenário cultural e político da época.

Figuras populares que caracterizavam o dia a dia dos anos 20 e 30 são descritas com apresentação de causos. Figuras como Gonçalo Pé de Pato, um mulato feio, cheio de bichos de pé, que era metido a bonito e namorador. Outra pessoa resgatada no livro é Sinfronio Barreto, considerado a figura mais popular e caridosa de Natal depois do padre João Maria. As aventuras na juventude de Paulo Lira (1903 -1979) - o mais famoso pianista da cidade - e sua turma no início do século XX são lembradas a partir de depoimento de um dos seus antigos companheiros e do próprio Lira. As inaugurações do Estádio Juvenal Lamartine, do Cais do Porto e do primeiro sinal de trânsito na cidade são descritas e documentadas com fotografias.

Um capítulo especial com muitas informações cobre a história do cinema em Natal, desde a primeira exibição em um Depósito de Açúcar na Ribeira no final do século XIX passando pelas exibições do Polytheama e Royal Cinema.

    Na sequência uma cobertura interessante sobre os voos transatlânticos dos hidroaviões provenientes da Europa e Estados Unidos. A recepção e detalhes curiosos dos aviadores pioneiros. Também são relatados: o incrível "raid" Natal-Rio numa pequena iole; os antigos carnavais; o surgimento da telefonia e as primeiras obras de saneamento da cidade.

    O episódio do
Levante Comunista de 1935 é ilustrado a partir da apresentação de fatos pitorescos envolvendo pessoas comuns. Segue ainda um passeio sobre a vida em Natal durante a II Guerra Mundial e resumo de alguns arquivos secretos da Base Aérea de Natal. Chegando ao período pós-guerra, o livro alcança o prefeito Djalma Maranhão, o programa "De pé no Chão também se aprende a ler", a participação da "Aliança para o Progresso" no governo Aluísio Alves, a revolução de 64, com destaque para as agitações dos estudantes do Atheneu.

    Quem viveu os anos 50 e 60 em Natal vai se deliciar com as crônicas envolvendo as recordações dos autores sobre a infância na Cidade Alta, Praça Pedro Velho, Jardim de Infância Modelo, escolinha da professora Janoca e "Jerônimo o Herói do Sertão". Destaque especial para os jovens "cientistas" da Rua Felipe Camarão que montavam pequenos foguetes para serem lançados na Praia do Forte e em Mãe Luísa. Mais interessante ainda recordar os tempos dos seriados no cinema Rex, a curtição dos gibis e das peladas de rua.

    O capítulo denominado "Natal Pop" cobre principalmente a Natal dos efervescentes anos 60 e 70, a geração "paz e amor", o primeiro biquini em Natal, a Sociedade Cultural Brasil - Estados Unidos (SCBEU), os primeiros surfistas, os festivais de música Popular. Destaque maior para a história do Rock em Natal, com muitas curiosidades - como o Irmão Marista que financiou a primeira banda da cidade- e detalhamento dos principais conjuntos que fizeram a trilha musical de toda uma geração.

Aqueles que conheceram Jerônimo o Herói do Sertão, o Cinema Poti, as tartarugas da Praça Pedro Velho, o Sebo de Cazuza, as matinês no ABC, as "Anastomoses" no América, o "Seu Talão vale um Milhão", a loja de discos de Helisom, e o "Hippie Drive In", certamente não deixarão de se emocionar. E irão relembrar não apenas os fatos narrados, como também inúmeros outros momentos que facilmente se acenderão em suas mentes como um simples duplo clique para acessar algum arquivo de computador.


 

Sobre os autores


 

    Os autores são os irmãos natalenses Carlos e Fred Sizenando Rossiter Pinheiro. Eles viveram a infância na Cidade Alta e adolescência em Petrópolis, em frente à antiga sede do ABC. Carlos é biólogo, ex-professor do Atheneu e Fred é engenheiro, atuou muitos anos na TELERN e TELEMAR. Ambos são professores da UFRN. Carlos é vinculado ao Departamento de Biologia Celular e Genética e Fred ao Departamento de Engenharia Elétrica. Esse é o primeiro livro da dupla, a previsão de lançamento é até maio de 2009. Interessados em maiores informações podem ligar para (084) 3201-0111, preferencialmente à noite.

Nota: o livro está à venda na Livraria Siciliano. Preço: R$ 40,00.

Nenhum comentário: